domingo, 18 de novembro de 2007

“RTP - 50 anos de história” de 1957 a 2007.

A RTP disponibiliza no seu site o livro que acaba de lançar sobre a história dos seus 5o anos, da autoria de Vasco Hogan Teves.

"Esta é a versão integral do Livro que conta toda a história da RTP. São histórias que fazem parte da História da sua televisão. Factos do país e do mundo, personalidades, figuras e tantas horas de emissão ao longo de 50 anos de televisão em Portugal."

O prólogo é de António Barreto, que faz uma espécie de memória do que foi o seu próprio contacto com o meio televisivo, na cidade de Vila Real dos finais dos anos 50.
Interessante este excerto:
"A chegada da televisão mudou os horários. Mudou a vida em família. Mudou sobretudo as conversas do dia seguinte. Nas escolas, no Liceu, nos empregos, nos cafés e nas ruas falava-se do que se tinha visto na véspera. A comunidade local enriqueceu-se com assuntos vindos de fora. Os concursos, as charlas, as notícias, as peças de teatro, as variedades e o desporto passaram a fazer parte do quotidiano. Não pensávamos nisso, mas era assim em todo o país. Os heróis contemporâneos, as modas, os modelos e os padrões começaram a ser nacionais. Fátima ganhou as suas credenciais nacionais e, mais tarde, internacionais. O Benfica, cujos grandes triunfos europeus surgem poucos anos depois de iniciada a televisão, consagrou-se, por essa via, como o principal clube nacional. Mais do que pela escola, a que muitos nunca tinham ido, é pela televisão que muitas pessoas se sentem efectivamente parte de uma comunidade nacional."

Sem comentários: