quarta-feira, 7 de março de 2007

Internet, Televisão e o Futuro

“(…) o audiovisual é hoje um importante espaço de reflexão das mutações das sociedades modernas. É também um espaço de experimentação e representação que produz metáforas do mundo”
Francisco Rui Cádima

A Internet começou por ser uma rede usada para fins militares e, mais tarde, para pesquisa científica das Universidades. Na guerra servia para manter os dados valiosos do governo americano espalhados em vários lugares, em vez de estarem centralizados em apenas um servidor, o que evitava que se perdessem completamente em caso de explosão de uma bomba. Nas universidades foi utilizada para trocar resultados de estudos e pesquisas entre estudantes. Foi assim que nasceu a Internet.
Estava-se ainda muito longe de se perceber o potencial desta rede.
“A Internet como hoje (a) conhecemos, com (a) sua interactividade, como arcabouço de redes interligadas de computadores e seus conteúdos multimédia, só se tornou possível pela contribuição do Cientista Tim Berners-Lee e do CERN, Conseil Européen pour la Recherche Nucléaire - Centro Europeu de Pesquisas Nucleares, que criaram a World Wide Web, inicialmente interligando sistemas de pesquisa científicas e mais tarde académicas, interligando Universidades; a rede colectiva ganhou uma maior divulgação pública a partir dos anos 90.” [1]
Depois da explosão da “bolha” e de vários fracassos empresariais no negócio da Internet, várias empresas voltaram-se para outros campos e perderam o interesse na Web. Numa época em que pouco se percebia desta nova tecnologia, os desejos e a crença num sucesso imediato deitaram a perder grandes fortunas. Tinha tudo para dar certo mas…
O que faltava era a integração das pessoas com a nova ferramenta. Faltava tempo para se habituarem a ela e para descobrirem as suas potencialidades.

[1] http://pt.wikipedia.org/wiki/Internet (02.02.2007)


continua...

Sem comentários: